Dieta da Sopa Funciona? [Aprenda a Receita]

Se você está procurando uma forma fácil de emagrecer, vamos falar nessa resenha sobre a dieta da sopa, que está cada vez sendo mais utilizada entre as pessoas que buscam perder peso.

Muito famosa aqui no Brasil, a sopa deve ser tomada para substituir uma das refeições diárias, sendo mais recomendado na hora do jantar. O peso que é perdido com essa dieta é eliminado através de gordura, músculo ou água, ou seja, seu resultado não é para longo prazo.

Como funciona a dieta da sopa?

Como citamos a cima, a sopa deve ser consumida no lugar de uma refeição, por exemplo no jantar. Essa dieta evita que você consuma uma grande ingestão de calorias e não é recomendado que você ultrapasse 30 dias.

Para que ela tenha mais efeito, você pode subsistir não só o jantar, mas também o almoço. Nesse caso, é indicado que você realize a dieta por apenas 1 semana e depois volta a se alimentar de alimentos sólidos.

O que você pode comer na dieta da sopa?

O intuito dessa dieta é que você consuma poucas calorias diárias, e o consumo dos caldos, mesmo nutricionalmente ricos e equilibrados, possuem poucas calorias. Mas não pense que você pode colocar na sopa todas os legumes, verduras e proteínas que tiver sobrando na geladeira, pois isso ficará muito calórico e não fará efeito.

É indicado que você coloque uma raiz ou tubérculo, como batata, batata doce, mandioca, inhame ou mandioquinha e de duas a três tipos de legumes e verdura, como couve, aipo, acelga, repolho, espinafre, vagem, cenoura, abóbora, chuchu, entre outros. Na sopa você também pode acrescentar proteína animal como carne ou peito de frango desfiado.

Esses ingredientes devem ser cozidos e não deve bate-los no liquidificador, é permitido apenas parcialmente processa-los de modo que fiquem pedaços ou apenas amassa-los, pois dessa maneira, as fibras ficam preservadas e a mastigação é estimulada, o que nos causa a sensação de maior saciedade.

Deve-se prestar atenção nos acompanhamentos da sopa, no caso dos croutons e do queijo parmesão, esses devem ser evitados e trocados por pequenas porções de sementes de abóbora, chia ou de girassol, podendo ser granola salgada. Outro ponto importante é utilizar e aproveitar a água em que foi cozido os ingredientes pois nela estão concentradas grandes propriedades dos alimentos nutricionais.

Dieta da Sopa

A dieta da sopa emagrece mesmo?

Por causa da restrição calórica que a sopa possui e pela restrição de líquidos que são retidos do organismo através dela, é possível secar até 3 quilos na semana, isso tudo com segurança.

Mas não pense que você tomando a sopa no almoço e no jantar e comendo besteiras e doces pelo resto do dia você irá emagrecer, é necessário escolher os alimentos certos para se alimentar ao longo do dia.

No café da manhã, nos lanchinhos entre as principais refeições e os líquidos que você ingere durante o dia devem ser pensados com cuidado e com cautela para qe você não ingira com eles muitas calorias e a sopa seja por água a baixo.

É ideal que você escolha alimentos com proteínas magras, gorduras boas, sucos naturais e frutas frescas.

Outro ponto importante é que as sopas industrializadas não entram no cardápio, pois estas possuem muitos conservantes e possuem um excesso sódio. Substitua os temperos prontos por temperos naturais e ervas e utilize a menor quantidade possível de sal.

Benefícios da dieta da sopa

Um benefício além do emagrecimento que a dieta da sopa pode nos garantir, é no aumento geral do bem-estar e na diminuição das celulites por conta da perda de líquidos no corpo. Outro benefício é que nosso intestino também funciona de forma melhor, isso se você seguir a dica e preparar os ingredientes das sopas sem bater completamente os ingredientes, pois dessa forma as fibras são preservadas.

Com a melhora do intestino, o corpo trabalha melhor e consegui liberar as toxinas, o que ajuda no humor, na disposição e aparência da pele. Outra vantagem da dieta da sopa é o potencial do antienvelhecimento, pelos vegetais usados na sopa.

As frutas que são consumidas em outros momentos do dia também ajudam muito, pois elas são ótimas fontes de vitamina A, como abóbora, espinafre, cenoura e manda, vitamina C, pimentão, brócolis, tomate, abóbora, inhame e acerola, também a vitamina E como espinafre, couve, inhame e castanhas, além dos minerais zinco, como semente de abóbora, ovos e cereais. Encontramos também o selênio, como carnes vermelhas, aveia e castanha-do-pará, e também o magnésio, como semente de abóbora, nozes e leite, que são ótimos antioxidantes que agem naturalmente como radicais livres e ajudam no envelhecimento.

Dieta da Sopa

É seguro fazer a dieta?

Essa dieta pode ser segura se respeitado os limites que a dieta propõe, como por exemplo, um mês consumindo a sopa no máximo. Também é necessário prestar atenção nos nutrientes que são usados na receita para garantir uma nutrição completa e adequada, evitando dessa forma a fraqueza e a uma exagerada perda de peso.

Você pode realizar a dieta com intervalos de até 3 meses, e nesse período, é necessário continuar com uma dieta equilibrada para não ocorrer o efeito sanfona. Para quem possui problemas com transtornos compulsivos e alimentares, é necessário tomar cuidado com os episódios de compulsão.

Para pessoas que praticam exercícios físicos diariamente, não é aconselhável o consumo da dieta da sopa, pois as pessoas podem se sentir com mais fraqueza. Ela também não é indicada para gestantes, crianças, idosos e pessoas passando por algum tipo de tratamento.

Essa dieta pode causar em algumas pessoas a sensação de tontura, unhas fracas, queda de cabelo e alterações na pele, como o ressecamento ou aparecimento de acnes. Quando a dieta é suada por muito tempo, ela limita a ingestão de certos nutrientes, dessa forma o organismo vai usar suas reservas para conseguir obter energia através desses nutrientes, podendo causar a falta de mineiras e vitaminas para a manutenção do corpo.

Agora você já sabe como funciona a dieta da sopa, seus benefícios e como ela deve ser tomada.

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