Dieta dukan como funciona

A dieta Dukan é uma dieta popular de baixo teor de carboidratos que enfatiza a proteína magra e as gorduras insaturadas. Esta dieta geralmente não é recomendada para pessoas com diabetes tipo 1 ou para aqueles que tomam insulina. Também não é recomendada para pessoas com hipertensão ou para aqueles que já têm uma dieta pobre em carboidratos como parte de seus hábitos alimentares regulares. 

A dieta Dukan é baseada em um plano de refeições de um médico francês chamado Pierre Dukan. Ela requer uma dieta pobre em carboidratos com quantidades moderadas de proteína e gordura. A dieta limita ou elimina completamente os alimentos que têm um alto teor de carboidratos, como pão, massas, arroz e frutas. Alguns exemplos de alimentos com baixo teor de carboidratos são carnes magras, aves, frutos do mar, ovos, produtos lácteos com baixo teor de gordura e óleo. 

A dieta Dukan é uma dieta com alto teor de proteína e baixo teor de carboidratos. Ela se baseia em comer muita proteína e muito poucos carboidratos. O conselho geral é seguir uma dieta rica em proteínas e com baixo teor de carboidratos como parte de uma dieta saudável e equilibrada. O próprio médico chama a dieta de “uma versão extrema de uma dieta saudável”. 

Que alimentos são permitidos na dieta Dukan? 

A dieta Dukan é tipicamente baixa em carboidratos e moderada em gordura. As refeições concentram-se em carnes magras, aves, produtos lácteos magros, ovos, nozes, óleos e vegetais não amiláceos. Frutas com baixo teor de carboidratos só são permitidas se você optar por trocá-las por vegetais não amiláceos. 

Dieta dukan como funciona

A dieta Dukan é projetada para ajudá-lo a perder peso promovendo a cetose – um estado metabólico onde o corpo produz cetonas como subproduto do metabolismo. A cetose é um estado metabólico normal que muitas pessoas experimentam quando restringem severamente sua ingestão de carboidratos, mas pode causar efeitos negativos à saúde se permanecer elevada por um período prolongado de tempo. 

Como a dieta Dukan promove a perda de peso? 

A dieta Dukan se baseia no princípio de que uma ingestão reduzida de carboidratos, combinada com uma alta ingestão de proteínas e boas gorduras, promoverá a perda de gordura. 

Alimentos com baixo teor de carboidratos tendem a ser ricos em proteínas e baixos em calorias, enquanto alimentos com alto teor de carboidratos são tipicamente mais altos em calorias e carecem de nutrientes essenciais. 

Comendo uma dieta que é principalmente de proteínas, gorduras e vegetais, as pessoas que seguem a dieta Dukan podem reduzir significativamente a quantidade de calorias que ingerem, sem se sentirem famintas ou desprovidas. 

A dieta Dukan pode ajudar você a perder peso: 

  •  Mantendo sua fome à distância – A proteína frequentemente faz as pessoas sentirem fome porque é um nutriente essencial para o crescimento e reparo, e os alimentos ricos em proteínas são frequentemente ricos em calorias. Como as proteínas não deixam você com fome, você se sente satisfeito sem consumir muitas calorias. 
  •  Aumentando seu metabolismo – Seu corpo contém muitas células que precisam de energia para funcionar. Quando você come menos calorias, seu metabolismo diminui porque menos energia está sendo fornecida às células do corpo. A dieta Dukan incentiva você a comer mais proteínas e gorduras, o que aumentará seu metabolismo e queimará mais calorias. 
  •  Diminuição do açúcar no sangue – Uma ingestão reduzida de carboidratos pode fazer com que seu açúcar no sangue caia, fazendo com que você experimente sentimentos de fadiga e irritabilidade. Comer proteínas, gorduras e vegetais pode ajudar a evitar que seu açúcar no sangue caia, o que pode fazer você se sentir mais enérgico e alerta. 
  •  Aumentar sua massa muscular magra – Proteínas, gorduras e carboidratos são nutrientes importantes para construir e manter a massa muscular magra. Entretanto, os carboidratos são particularmente importantes para a função e recuperação muscular, enquanto as proteínas e gorduras são importantes para o crescimento, reparo e crescimento muscular. Ao seguir uma dieta Dukan, você precisa ter cuidado para não consumir muitas calorias de proteínas e gorduras, pois estes não são nutrientes essenciais e podem ser excessivos sem uma ingestão equilibrada de carboidratos. 

A dieta Dukan é segura para pessoas com diabetes? 

A dieta Dukan geralmente não é recomendada para pessoas com diabetes tipo 1 ou para aqueles que tomam insulina. 

A dieta Dukan pode resultar em uma leve queda no açúcar no sangue, o que não é perigoso. Entretanto, também pode levar a uma condição chamada cetose, um estado metabólico onde o corpo produz cetonas como subproduto do metabolismo. 

Na cetose, os níveis de açúcar no sangue podem cair, mas eles voltarão rapidamente ao normal quando você parar de restringir a ingestão de carboidratos. O risco de complicações a longo prazo desta dieta não é claro e pode na verdade ser maior do que seguir uma dieta padrão e equilibrada. 

Um estudo a longo prazo que acompanhou os participantes que seguiram a dieta Dukan durante um ano constatou que as pessoas que seguiram a dieta pobre em carboidratos tinham níveis mais altos de açúcar no sangue do que as pessoas que seguiram uma dieta pobre em gorduras. A dieta Dukan pode resultar em uma leve queda no açúcar no sangue, o que não é perigoso. Entretanto, também pode levar a uma condição chamada cetose, um estado metabólico onde o corpo produz cetonas como subproduto do metabolismo. 

Na cetose, os níveis de açúcar no sangue podem cair, mas eles voltarão rapidamente ao normal quando você parar de restringir a ingestão de carboidratos. O risco de complicações a longo prazo desta dieta não é claro e pode na verdade ser maior do que seguir uma dieta padrão e equilibrada. 

A dieta Dukan funciona para a musculação? 

Sim, a dieta Dukan pode ser útil para alguém que está interessado em construir massa muscular. 

Como a proteína é o nutriente mais importante para a construção e reparo da massa muscular magra, seguir uma dieta pobre em carboidratos pode resultar em uma perda significativa da massa muscular. 

Uma dieta pobre em carboidratos pode reduzir significativamente sua massa muscular se a proteína ingerida não for de qualidade suficiente, de acordo com um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition. A dieta Dukan fornece quantidades adequadas de proteína de alta qualidade, o que pode ajudar a prevenir a perda muscular. 

A dieta Dukan funciona para a perda de peso a curto prazo? 

 

A dieta Dukan é uma dieta pobre em carboidratos que enfatiza a proteína magra e as gorduras insaturadas. Esta dieta geralmente não é recomendada para pessoas com diabetes tipo 1 ou para aqueles que tomam insulina. Também não é recomendada para pessoas com hipertensão ou para aqueles que já têm uma dieta pobre em carboidratos como parte de seus hábitos alimentares regulares. 

Dieta dukan como funciona

A dieta Dukan é baseada em um plano de refeições de um médico francês chamado Pierre Dukan. Ela requer uma dieta pobre em carboidratos com quantidades moderadas de proteína e gordura. A dieta limita ou elimina completamente alimentos ricos em carboidratos, tais como pão, massas, arroz e frutas. Alguns exemplos de alimentos com baixo teor de carboidratos são carnes magras, aves, frutos do mar, ovos, produtos lácteos com baixo teor de gordura e óleo. 

A dieta Dukan é uma dieta com alto teor de proteína e baixo teor de carboidratos. Ela se baseia em comer muita proteína e muito poucos carboidratos. O conselho geral é seguir uma dieta rica em proteínas e com baixo teor de carboidratos como parte de uma dieta saudável e equilibrada. O próprio médico chama a dieta de “uma versão extrema de uma dieta saudável”. 

Palavras finais: A Dieta Dukan é correta para você? 

Se você está procurando uma dieta rica em proteínas e baixa em carboidratos, a dieta Dukan pode ser a mais adequada para você. Ela promove uma alimentação saudável e incentiva você a comer alimentos saudáveis em cada refeição. 

Você pode querer falar com seu médico antes de fazer qualquer mudança na dieta. Eles podem lhe dizer quais dietas são seguras para você enquanto minimizam seu risco de desenvolver diabetes, doenças cardíacas e obesidade. 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Navigation