Riscos das dietas da moda: Confira aqui

Hoje em dia o que mais encontramos são as tais dietas milagrosas que prometem perdem muito peso de forma rápida. Existem muitos tipos de alimentação restrita, shakes emagrecedor, chás, medicamentos e suplementos para inibir o apetite, são inúmeras as possibilidades.

Essas dietas da moda acabam promovendo uma esperança para essas pessoas que precisam emagrecer, sem esforço para emagrecer porem com grandes riscos físicos e emocionais. Acontece que essas dietas possuem um regine totalmente desequilibrado o que acaba levando a restrição de muitos nutrientes.

A falta desses nutrientes pode causar fraqueza, perda de massa muscular, cansaço, desidratação, doenças cardiovasculares, aumento de colesterol e transtornos alimentares.

Consequências da dieta da moda

Essas dietas sempre nos prometem belos resultados e perda de peso rápido, só que essa perda do peso imediato acaba ocasionando também em perda de saúde e de bem estar, isso durante a dieta ou a longo prazo.

Geralmente essas dietas são baseadas em apenas um macronutriente, como por exemplo a dieta da proteína que aumenta a saciedade ocasionando da perda de peso, apresentando um alto índice de gordura que pode acarretar em doenças cardiovasculares.

Essa perda de peso em um curto período de tempo se deve ao baixo teor calórico, muito menor que o organismo necessita, reduzindo e mobilizando a gordura corporal como a principal fonte de energia, reduzindo a massa magra e a taxa de água, porém esses resultados não são eficazes.

Riscos das dietas da moda

Dietas da moda conhecidas

  • Dieta da sopa: consumida por 7 dias no almoço e no jantar, o cardápio é apenas baseado em sopas
  • Dieta Dukan: prioriza o consumo das proteínas e depois de algum tempo carboidratos integrais.
  • Dieta da lua: a base dessa dieta é o consumo de líquidos sem açúcar, isso durante a fase de mudança da lua.
  • Dietas das frutas: podendo ser utilizada de várias formas, porém o mais comum é consumir por 3 dias apenas frutas e uma pequena porção de proteína no dia.
  • Dieta dos shakes: tem como principal refeição o shake, no almoço e no jantar.
  • Dietas das cores: a alimentação é feita de frutas, leguminosas, verduras e legumes, nas cores vermelha, verde, amarelo, branco, roxo e marrom.
  • Dieta o atum: tem com padrão alimentar o atum por um curto período de prazo.

Riscos das dietas da moda

Todas essas dietas não ajudam e favorecem na mudança dos hábitos alimentares e isso pode ser um grande problema pois após o termino dessas dietas não há nenhuma mudança na alimentação, aprendizado ou mudança efetiva no peso que é o mais desejado.

Essas restrições que acontecem nessas dietas possuem grandes consequências pois a alimentação fica fraca de nutrientes que são importantes para nosso corpo e que garantem o bom funcionamento do organismo. Dessa forma podem causar danos ao seu corpo como:

Intolerância ao frio, fadiga, queda de cabelo, dificuldade de concentração, nervosismo, pele seca, constipação ou diarreia, unhas fracas, tontura, flacidez, entre outros sintomas.

Não é indicado cortar de forma brusca o consumo de calorias pois isso irá interferir nos níveis de todos os nutrientes do seu organismo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Navigation