Sibutramina é seguro mesmo? Como usar corretamente

É fato que a obesidade e sobrepeso derrubam uma grande parte da autoestima das pessoas e por isso, muita gente recorre a diversas soluções, inclusive Sibutramina, porém, será que Sibutramina é seguro mesmo?

Acredite, esta é uma pergunta que muita gente tem se feito ao longo do tempo, seja depois ou antes de usar o medicamento para emagrecer e hoje falaremos sobre isto durante este texto e se você não conhece esta solução, passará a conhecer.

É bem provável que você já tenha ouvido falar nesta solução ao pesquisar pelas melhores formas de emagrecimento e por conta disto, irei falar se Sibutramina é seguro mesmo, além de contar mais sobre ele e seus benefícios.

O que é Sibutramina?

Se você nunca ouviu falar nesta solução, durante este tópico explicarei mais sobre ela. A Sibutramina é um dos únicos medicamentos indicados para o tratamento da obesidade. Porém, surgiram diversas polêmicas a respeito do mesmo.

Este se trata de um medicamento que pode inibir a produção de serotonina e da noradrenalina. O mesmo atua no SNC (Sistema Nervoso Central), tendo como o seu principal efeito a inibição de apetite e aumento da saciedade.

Por conta de suas características médicas, o mesmo só deve ser vendido com a recomendação médica e com o receituário próprio (B2), com o termo de responsabilidade dos pacientes.

Quem pode tomar?

Antes de irmos diretamente a questão se Sibutramina é seguro mesmo, precisamos falar sobre quem pode ou não usar o mesmo. O uso deste deve ser racional, ou seja, precisamos utilizar de maneira apropriada com a dose certa, recomendada por médicos.

Ele é indicado para o tratamento da obesidade nos pacientes que tem o IMC a partir de 30kg/m2 ou em pessoas com o IMC a partir de 27kg/m2, desde que esteja associado a alguma outra doença (comorbidade) com a obesidade.

O tratamento com este medicamento deve ser feito com o acompanhamento médico. Este é um dos elementos para um plano terapêutico que inclui dietas com restrição calórica, atividades físicas e modificação de hábitos de vida.

Sibutramina é seguro mesmo

Afinal, é seguro ou não?

Mas então, Sibutramina é seguro mesmo? Sim, este é um medicamento seguro desde que seja usado de maneira correta e juntamente com o acompanhamento médico. Ele é capaz de trazer benefícios como a inibição do apetite e aumento da saciedade.

Vale ressaltar que o mesmo foi descontinuado em diversos países do exterior, porque diversos estudos científicos concluíram que o seu uso estava ligado ao aumento no risco de acidentes cardiovasculares como AVC ou infarto.

No caso de pessoas com obesidade que tenham também diabetes, o uso do mesmo não pode ser feito, também pelas pessoas hipertensas não tratadas ou que tenham um colesterol alto, nestes casos o mesmo não pode ser usado.

Sibutramina é seguro mesmo, porém o mesmo nunca deverá ser usado sem acompanhamento médico. Pode até ser que o seu médico sequer o recomende, falando sobre alternativas diferentes, mas no geral, se usar corretamente ele é seguro.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Navigation